GRAZIELE LAUTENSCHLAEGER | media artist and researcher

Escuta ativa | corpo sonoro

Flyer de divulgação da apresentação dos estudantes com a Orquestra Moderna, em 10 de dezembro de 2019, no Tucarena em São Paulo.

No terceiro módulo do projeto Escuta Ativa, realizado com estudantes da Derdic, colocou-se um desafio transdisciplinar, envolvendo atividades de formação introdutórias nas áreas de computação física, visualização e sonorização de dados, bem como expressão corporal. As atividades alimentaram o desenvolvimento, em paralelo, de um instrumento audiovisual que, a partir de dados de um acelerômetro, gera simultaneamente imagens e sons, bem como altera os padrões luminosos da coroa de LEDs acoplada na extremidade. Partimos de um objeto que lhes era familiar: o mesmo tubo sonoro utilizado no primeiro módulo do projeto.  Durante as muitas vezes confusa simultaneidade de atividades, colocou-se continuamente a pergunta: Como fazer e fruir música para os olhos, para as mãos, para todo o corpo?

Replicado para uso colaborativo, o instrumento serviu de base para incorporar os fragmentos criativos gerados a partir dos encontros com os estudantes, formalizados nos quatro movimentos inseridos no concerto da Orquestra Moderna. Nestes, trabalhou-se despretensiosamente com uma noção expandida e difusa dos conceitos musicais de ritmo, melodia e harmonia.  

Com este experimento, apenas tateamos a superfície da possibilidade da autonomia expressiva a partir dos meios eletrônico-digitais. Aos estudantes com os quais trabalhamos: apesar dos diversos contra-tempos e dificuldades que se colocaram no caminho, esperamos que tenhamos, ao menos, distribuído algumas sementes que possam ser semeadas – não apenas pelas suas mãos, mas pelos seus maravilhosos corpos sinalizantes!

Foi um prazer enorme conhecer um pedacinho do particular universo dos estudantes surdos e trabalhar em parceria com Gil Fuser, Alexandre Villares e José Calixto.

A documentação técnica do projeto está disponível no GitHub e a documentação do processo de trabalho com os estudantes, no instagram da Orquestra Moderna.

Da esquerda para a direita: Graziele Lautenschlaeger, Alexandre Villares, Gil Fuser. (Derdic, SP 2019)
O terceiro módulo do projeto Escuta Ativa integrou o concerto Mãos, da Orquestra Moderna.

Comments are closed.

Instagram
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.